BLOG →

aniversario-30-anos-vintage-17

30 anos, e agora?

Nos últimos anos, as mudanças no universo feminino foram constantes e observamos que nossos desejos se transformaram. Observo diariamente no consultório que o desejo pelo casamento e pela materniade tem chegado cada vez mais tarde.

 

Aos 20 anos, nosso foco é a preparação para o mercado de trabalho, e paralelamente começamos a experimentar novas sensações do universo adulto.

 

Aos 30, ansiamos por independência – buscamos um emprego melhor, mais qualificação e conhecimento, conhecer locais, culturas e pessoas diferentes. É também um momento de descobertas, mas dessa vez, sob um olhar mais sensível, atento e maduro.

 

Essa nova realidade feminina trouxe vários relatos e reportagens sobre mulheres que engravidaram mais tarde. Fato que pode nos fazer questionar se e quando, realmente, as chances de engravidar diminuem.

 

Infelizmente, mesmo diante de avanços tecnológicos na area de reprodução assistida, a resposta é sim. Existe uma queda nas nossas taxas de fertilidade, com piora progressiva após os 35 anos (quadro abaixo).

 

Por isso, é importante conversar com um ginecologista sobre seus planos futuros. Ele poderá te aconselhar, após cuidadosa avaliação, como está a sua reserva ovariana. E assim, você poderá programar seu futuro com mais segurança.

 

Veja a tabela abaixo:

 

IDADE CHANCE DE ENGRAVIDAR POR MÊS % DE CASAIS QUE ENGRAVIDAM EM 1 ANO
26 – 30 18% 85%
31 – 35 15% 80%
36 – 40 9% 50%
41 – 42 4% 20%
43 – 45 0.20% 1%

 

(Créditos da imagem: Google)

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *