Congelamento de Óvulos |
O congelamento de óvulos existe desde a década de 1980, mas somente em 2014 após diversos estudos evidenciarem a segurança e a qualidade do procedimento que a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva considerou este tratamento como opção para preservação da fertilidade.
A partir desta aprovação, congelar óvulos se tornou uma opção cada vez mais utilizada por mulheres que desejam adiar a gestação pois a técnica preserva a qualidade que os óvulos tem na idade em que foram congelados. É importante lembrar que naturalmente os óvulos sofrem redução da quantidade e da qualidade com o aumento da idade das mulheres. É importante ressaltar que a partir de 30 anos, a fertilidade começa a diminuir e a partir de 35anos essa diminuição é significativamente acelerada e é por isso que especialistas em reprodução assistida orientam que os óvulos devem ser congelados o mais cedo possível, preferencialmente, antes de 35 anos.
Em outras palavras, se uma mulher congela seus óvulos aos 35 anos, sua taxa de gravidez será semelhante à taxa de fertilização in vitro aos 35 anos, independentemente da idade dela no momento do deseja de engravidar.
Quais são os primeiros passos?
Recomenda-se que as mulheres avaliem sua reserva ovariana periodicamente a partir de 30 anos, a fim de planejarem com tranquilidade seu futuro reprodutivo. Essa avaliação pode ser realizada através de um exame ultrassonográfico endovaginal com a contagem dos folículos. Os exames hormonais contribuem para que a avaliação seja ainda mais detalhada – FSH, estradiol e AMH.
Começando o tratamento…
No segundo dia da menstruação, inicia-se o uso de medicamentos indutores de ovulação. E nos próximos 10 a 13 dias a mulher realiza acompanhamento seriado do crescimento dos folículos através de 3 a 4 exames de ultrassonografia. Assim, o médico consegue avaliar a resposta do organismo aos hormônios administrados.
Durante a estimulação ovariana a mulher, algumas vezes, pode apresentar dores de cabeça, náuseas, inchaço e alterações de humor. Estes sintomas se resolvem em até 2 semanas após a coleta de óvulos.
Quando os folículos atingem o tamanho adequado, utiliza-se uma última medicação conhecida como gatilho, que completa o amadurencimento dos óvulos. Após esta aplicação, a coleta de óvulos deverá ser realizada entre 35 a 36horas.
A coleta de óvulos é um procedimento rápido, com baixos índices de complicação e sob anestesia, no qual uma agulha guiada por ultrassom é passada pela vagina até os ovários para aspirar os óvulos.
Como posso utilizar os óvulos no futuro?
No futuro, os óvulos podem ser descongelados e fertilizados com espermatozóides do parceiro ou de um banco de sêmen. Após a fertilização, o embrião se desenvolverá no laboratório por 3 a 5 dias quando pode ser transferido para o útero que foi preparado previamente.
Taxas de sucesso
É importante entender que as chances de gravidez com óvulos congelados dependem do número de óvulos congelados e da idade em que foram armazenados (quanto menor a idade, maior a qualidade).
Além disso, é necessário conhecer as taxas de fertilização e formação de blastocistos com óvulos congelados do serviço de fertilização escolhido.
Explicando melhor, as mulheres que realizam congelamento de óvulos devem estar cientes de que um percentual dos óvulos (10 – 20%) não sobreviverá ao descongelamento.
Somente os óvulos descongelados com sucesso serão submetidos a etapa de fertilização (com o espermatozóide), destes, cerca de 37% se desenvolverá até o estágio de blastocisto (estágio para ser transferido para o útero).
Um estudo de Cascante e colegas, publicado em uma edição de 2022 da revista Fertility and Sterility, descobriu que a taxa de natalidade entre as mulheres que optaram por congelar seus óvulos para uso posterior foi de 39% no geral; entre as mulheres que congelaram seus óvulos antes dos 38 anos, a taxa de natalidade foi superior a 50%.
Atenção!
O fato de congelar óvulos não reduz a reserva ovariana da mulher a longo prazo.
Diante disso, é muito importante pensar sobre o planejamento familiar com antecedência para garantir que o sonho seja realizado.